Com o final do ano e da década se aproximando, você pode estar pensando em dar um novo visual à sua marca e um novo começo. A reformulação da marca é feita por vários motivos, desde a reputação até o desejo de expansão. Mudar a cara da sua marca pode, se for feito com sucesso, ajudá-lo a alcançar um resultado semelhante e levar a novas oportunidades, bem como ao sucesso do negócio. No entanto, a reformulação da marca pode ser um processo demorado que muitas vezes requer mais trabalho do que aparenta, sem esquecer as potenciais armadilhas que devem ser cuidadosamente consideradas para evitar o fracasso da sua marca renovada. Como você tem certeza de considerar todas as etapas e fazer as escolhas certas para sua marca?
Faça a pesquisa
Para começar, considere o que você pretende alcançar. A reformulação da marca deve ser orientada por um determinado objetivo, que por sua vez determina os tipos de mudanças e escolhas que terão de ser feitas ao longo do processo de reformulação da marca. A sua empresa pretende expandir-se para outro mercado, segmento de mercado ou nicho? A sua reputação foi prejudicada pelos acontecimentos recentes ou você simplesmente acha que sua marca está desatualizada?
Seja qual for o motivo, certifique-se de que os processos de reformulação da marca sejam baseados em pesquisas. Analise o que é necessário em termos de reformulação da marca para, por exemplo, conseguir uma entrada bem-sucedida no mercado da indústria da sua empresa. O que atrai compradores, clientes e como podemos conseguir isso com a atualização da nossa marca? Qual é a percepção da sua marca entre os clientes atuais e novos? Precisamos de uma reformulação parcial ou total da marca para conseguir uma posição segura no novo mercado ou segmento de mercado? Estas são algumas das perguntas que você pode e precisa se perguntar logo no início do processo.
Reúna opiniões
Como a reformulação da marca pode ter um impacto tremendo na sua empresa, é importante considerar a opinião daqueles que desempenham um papel fundamental no processo de mudança, bem como daqueles que serão impactados pelas mudanças. Tentar determinar uma estratégia a partir de uma única perspectiva e simplesmente focar no ponto de vista do cliente tornará o esforço de reformulação da marca propenso a ser negligenciado. Portanto, reúna uma equipe de stakeholders internos de vários departamentos que, juntos, estabelecerão uma abordagem de rebranding baseada em objetivos e pesquisas.
Mudando sua marca
Há uma série de elementos que devem ser considerados ao reformular a marca, algo que pode ser opressor. No entanto, começar com os “básicos” da reformulação da marca o levará a um longo caminho em direção ao seu objetivo final. Estabeleça ‘consistência’ na comunicação da sua marca, escolhendo uma paleta de cores, a ‘história’ da sua marca (ou seja, missão, visão e slogan), um logotipo e uma tipografia. Qualquer que seja o lugar ou país que você vá, você encontrará a mesma fonte e design de logotipo do McDonald’s, Apple ou Nike. Para essas marcas globais, ter diretrizes de marca permite-lhes criar uma mensagem consistente em todos os níveis, com o mínimo de supervisão necessária. Embora você possa estar operando em uma escala menor, documentar as diretrizes para essas cinco áreas principais pode ser uma ferramenta valiosa para realmente estabelecer sua marca renovada.