Por trás de cada marca de sucesso existe uma estratégia de marca cuidadosamente elaborada. Uma estratégia de marca é como um plano que descreve como sua marca é comunicada, desde os elementos visuais até seu produto ou serviço. Portanto é essencial que o seu negócio desenvolva um negócio poderoso e único.
Vejamos as dicas a seguir para ajudar sua marca a definir sua estratégia!
CONHEÇA SUA COMPETIÇÃO
Antes de lançar sua marca, é importante observar o cenário competitivo – o que sua concorrência está fazendo? E o mais importante, como você pode se diferenciar? Realizar uma análise competitiva é um passo importante para se diferenciar de outras marcas. Esses pontos de diferença dão aos consumidores um motivo para se envolverem com sua marca e consumarem a identidade de sua marca. Na Think Creative Agency, este é um dos primeiros passos que damos ao desenvolver ou atualizar uma estratégia de marca , permitindo-nos definir a sua marca de forma única e definir o tom para futuras iniciativas de marca.
DEFINA SEU PÚBLICO
Nenhuma estratégia de marca está completa sem uma compreensão abrangente das necessidades e desejos do seu público-alvo. Com isso, queremos dizer os consumidores com maior probabilidade de se envolver com sua marca. Ter um público claramente definido permitirá que sua marca atenda e se adapte continuamente às suas necessidades, contribuindo para compras repetidas e fidelização à marca. Parte do nosso processo de Estratégia de Marca envolve a realização de extensas pesquisas de clientes e segmentação de público para sua marca, o que significa que fazemos todas as suposições para você!
Depois que seu público for definido, você permitirá que sua empresa se torne uma marca centrada no cliente. A comunicação e a publicidade personalizadas aproximam o seu público da sua marca, tornando mais conveniente o seu envolvimento. Pense em iniciativas como recomendar produtos de comércio eletrônico e anúncios direcionados. Saber o que seus clientes mais valorizam manterá sua marca relevante.
INTEGRE SUAS OFERTAS
Depois de estabelecer o seu público e o diferencial único da sua marca, o próximo passo é traduzir isso em estratégias viáveis de marketing e comunicação. A estratégia da sua marca atua como um modelo para o tom do significado da sua marca; ela deve ser integrada a todos os aspectos do negócio. Por exemplo, uma marca que visa atingir a geração Y deve interagir com plataformas como Snapchat, Instagram e Facebook.
A consistência entre as iniciativas ajudará a desenvolver e criar uma imagem clara e distinta para sua marca. Esse tom distinto define o padrão para a tomada de decisões e direção da marca, moldando a futura identidade da marca . É importante ressaltar que uma estratégia de marca integrada promove o reconhecimento da marca pelo consumidor, estabelecendo uma relação de confiança entre as partes.
Na Think Creative Agency somos especialistas na construção de estratégias de marca à medida. Compreendemos a importância de definir claramente a estratégia e traduzi-la em campanhas e iniciativas de marketing viáveis.